APÓS UM ANO, MOTOR TSI RESPONDE POR QUASE METADE DAS VENDAS DO UP!

Lançada há um ano, a motorização 1.0 TSI já responde por uma parcela significativa das vendas totais do Up! no país. Segundo informações divulgadas pela própria marca, das 20.298 unidades da linha Up! vendidas nos seis primeiros meses do ano, 8.785 saíram de fábrica com a nova motorização.

O motor EA211 1.0 TSI é produzido em São Carlos, no interior de São Paulo. Antes do início da produção, a fábrica recebeu investimentos de aproximadamente R$ 900 milhões para adequação das linhas de montagem, aumento da capacidade produtiva e construção de uma nova linha de usinagem de virabrequim. De lá, os motores seguem para outra fábrica do grupo VW, localizada em Taubaté (SP), onde são produzidos os modelos da gama Up!.

O conjunto entrega até 105 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 16,8 mkgf a 1.500 rpm se abastecido com etanol - com gasolina a potência cai para 101 cv, sendo que o torque é o mesmo. No ranking de consumo da QUATRO RODAS, o Up! TSI registrou a melhor marca entre os modelos movidos apenas a combustão, com 14,5 km/l em ciclo urbano.


Fonte: Revista Quatro Rodas