AUDI A3 SEDAN 1.4 TFSI FLEX CHEGA MAIS ADEQUADO AO BRASIL

Com o início da fabricação nacional em São José dos Pinhais - PR, o modelo teve suas versões atualizadas, e traz agora uma maior gama de equipamentos de série, mais opcionais e o primeiro motor flex da Audi no mundo!
 
Mais performance com a  tecnologia flex 
 A grande novidade no carro é certamente a introdução do novo motor 1.4 Turbo FSI Flex da família EA211 produzido no Brasil. Esse motor entrega 150 cv de potência máxima e 250 Nm de torque. Esse novo motor flex da Audi é exclusivo para o Brasil.
 
Com um ganho de 28 cv em relação ao A3 Sedan 1,4 litro importado, o novo motor turbo flex teve seu desempenho potencializado. Fato interessante que tanto a potência máxima, quanto o torque máximo são os mesmos, seja com etanol ou gasolina.
 
Devido às propriedades do etanol, a transformação exigiu modificações em todos os componentes que têm contato direto com o combustível, desde a bomba até a galeria e os bicos da injeção direta. Ao mesmo tempo foi refeita toda a calibração do sistema de gerenciamento eletrônico do motor.
 
Com essa recalibração a potência máxima subiu para 150 cv atingida entre 4.500 à 5.500 rpm (frente aos 122 cv anteriores), e o torque máximo de 250 Nm já está disponível a apenas 1.500 até 4.000 rpm.
 
Para começar, conta com duplo comando, ambos com variador de fase. Além disso, conta com injeção direta de combustível. E por conta disso, o sistema não exigiu a adoção de nenhum sistema auxiliar para partida a frio com etanol, nem mesmo para pré-aquecimento do combustível. A altíssima pressão de entrada do etanol na câmara de combustão, e a possibilidade de dosar eletronicamente a mistura ar-combustível, garante uma partida sem dificuldade, mesmo nos dias mais frios.
 
Novo câmbio automático
 Junto com o novo motor turbo flex, a Audi optou por utilizar agora um câmbio automático Tiptronic de seis marchas, em substituição ao antigo robotizado de dupla embreagem de sete marchas S-Tronic. Isso aconteceu para adequar o carro ao gosto do cliente brasileiro, que compra essa versão do Audi A3. O câmbio automático é mais suave e confortável nas acelerações, além de ser mais resistente para o uso cotidiano. O câmbio S-Tronic, que tem funcionamento bem mais esportivo e ágil, continuará presente na próxima versão do Audi A3 Sedan 2.0 litros, que será apresentada em breve, substituindo o atual motor 1.8 litro.
 
Melhor desempenho
Na adaptação do motor para o mercado brasileiro, a preocupação com a eficiência no consumo não ficou em segundo plano. O A3 Sedan 1,4 litro é um dos carros mais eficientes do país, e foi classificado pelo Inmetro na categoria “A”. O consumo no ciclo urbano, segundo a norma 7024 é de 11,7 km/l com gasolina e 7,8 km/l com etanol. E na estrada, atinge 14,3 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.
 
As duas versões do A3 Sedan
Entre os destaques dos equipamentos de série estão sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Outro item presente em todas as versões é o ESP (controle eletrônico de estabilidade).
 
A versão de entrada Attraction traz: ar-condicionado, direção com assistência elétrica, faróis bi-xenon com ajuste automático de altura, lanternas em LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico. Também está presente o sistema start-stop para desligamento e partida do motor, rádio MMI com conexão Bluetooth e computador de bordo. O freio de estacionamento traz acionamento elétrico rodas de alumínio 16 polegadas.
 
Já a versão Ambiente acrescenta os sensores de luz e chuva, volante multifuncional com comandos para trocas de marchas (shift paddles) e rodas são de alumínio, com cinco raios de 17 polegadas. Em ambas as versões, o cliente pode optar entre o cinza e preto, para o acabamento interno.
 
Nova suspensão traseira
 Para baratear o custo de produção, diminuir o custo de manutenção para o cliente e deixar o carro mais resistente para as péssimas condições de rodagem das ruas brasileiras, a Audi alterou a suspensão do novo A3 Sedan 1,4 Flex. Pra começar, o carro ficou cerca de 2 cm mais alto. Isso garante melhor mobilidade em lombadas, valetas e buracos.
 
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front
O controle de cruzeiro adaptativo oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado por um radar frontal. Em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões. Esse sistema funciona como um controlador de velocidade inteligente, que mantém automaticamente a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente. Caso o veículo à frente pare, o sistema freia o A3 até a imobilidade.
 
Junto está o Pre Sense Front. Ele monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 150 km/h. O sistema auxilia o motorista sempre que a aproximação em relação ao veículo da frente estiver chegando a um ponto crítico. À medida que o risco de uma colisão frontal aumenta, são emitidos avisos visuais e acústicos e o motorista é alertado de que precisa agir por um solavanco no pedal do freio. Caso a reação do motorista ao frear seja muito fraca, o veículo aumenta automaticamente a pressão nos freios até o necessário para evitar o acidente.
 
Active Lane Assist 
Trata-se de um assistente para mudança de faixa de rolamento, que ajuda o motorista a evitar um acidente por distração. Esse sistema é acionado por um botão no volante. Assim, utilizando uma câmera instalada na base do retrovisor interno, no centro do para-brisa, o caminho é sempre filmado. Um sistema computadorizado interpreta todas as imagens, reconhecendo as faixas de rolamento, e os limites da pista (durante o dia e a noite). Assim, toda vez que o motorista começa a se aproximar do limite das faixas, ele sente uma pequena vibração no volante. Se continuar a insistir na manobra incorreta, o sistema faz uma pequena correção no volante para manter a trajetória do carro.
 

Fonte: Comprecar