AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN GOLF 1.6 MSI

Máxima segurança

Como modelo de entrada, o Golf Comfortline tem foco na relação custo-benefício. Com nota máxima em segurança para adultos e crianças, o modelo Comfortline traz uma série de recursos de segurança, como: sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha) e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.

 

Muito conforto

O Golf Comfortline é um carro sempre completo. Ele sempre traz como equipamento de série direção com assistência elétrica; ar-condicionado; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função um toque; sistema de infotainment Composition Media com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas; travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16 polegadas; freio de estacionamento com o sistema Hill Assist (que não deixa o carro escorregar para trás numa subida); sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico; com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” complementam a lista de série.

 

Total tecnologia

O Golf também está equipado com o melhor sistema de integração de smartphones do mercado brasileiro! O App-Connect é uma tecnologia global que permite que a tela do celular seja reproduzida na tela central do sistema de infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete informações do que está sendo exibido na tela do celular. Também é possível comandar o sistema de infotaiment pelo celular, ou comandar o celular pelo sistema de infotainment. É o sistema de integração mais avançado, disponível no mundo.

Esses são os sistemas “Composition Media”, ou “Discover Media” disponíveis na versão Comfortline do Golf. Eles contam com telas de 6,5 polegadas sensíveis ao toque, coloridas e de alta resolução. Também oferecem ampla interatividade com várias opções de informação e entretenimento.

 

Motor 1.6 litro MSI

O motor 1.6 MSI flex é produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, e pertence à família EA211. Ele foi desenvolvido visando critérios de maior eficiência energética (ou seja, a economia). Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro).

Com a tecnologia flex, ele é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

 

Transmissões

O Golf Comfortline equipado com motor 1.6 MSI, pode ser associado a duas transmissões. A versão manual com cinco marchas, traz a transmissão MQ250. O modelo automático conta com a caixa AQ160, com seis marchas e função Tiptronic. Ambas as transmissões contam com relações de marchas que privilegiam o conforto e o prazer ao dirigir, sempre visando a economia.

 

Desempenho

Fato que esse não é o ponto alto dessa versão. Com a transmissão manual, o Golf Comfortline acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e tem velocidade máxima é de 188 km/h (com etanol). Já na versão automática, a velocidade máxima de 184 km/h é alcançada em quinta marcha e a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 11,6 segundos (dados com etanol).

A vantagem no caso é a economia de combustível. Tanto a versão manual, quanto à automática, recebem letra “B” no programa de etiquetagem do INMETRO. Segundo a norma, o Golf 1.6 MSI automático, faz médias de 8,9 e 6,8 km/l rodando com etanol na estrada e cidade, respectivamente. Com gasolina sobe para 12,6 e 10 km/l. Mas em nossos testes, conseguimos atingir médias de até 13,5 km/l (com gasolina) rodando em rodovias.

 

Conclusão e preço

O Golf Comfortline 1.6 MSI é a escolha para quem procura um veículo extramente seguro, antes de tudo. Além disso, ele é um veículo muito completo em equipamentos, e bastante confortável. Fato que seu desempenho não é o ponto alto. Portanto, é o carro ideal para ser dirigido por quem não tem muita prática, ou ainda, muita atenção ao volante. O desempenho comedido, certamente evitará problemas maiores em caso de acidentes. Para quem procura “desempenho”, existem as opções do Goft e Jetta, ambos com motores 1.4 TSi, que são uma história completamente diferente do 1.6 MSI.

O Golf 1.6 MSI manual parte de R$ 75.130. Já a versão automática tem preço inicial de R$ 80.530. Nas lojas do grupo Abrão Reze em Sorocaba, o modelo pode ser adquirido com 60% de entrada, mais 18 parcelas sem juros!

 

Fonte: Site Comprecar